AUDIMA

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Criatividade com Mindfulness

Diversas empresas high-tech já adoptaram esta prática: Google, IBM, SAP, Yahoo, Twitter, Intel e Apple, são alguns exemplos As pessoas criativas compreendem a importância de se ter uma mente clara e focada, pois seu trabalho depende disto. Muitos artistas, empreendedores, escritores, publicitários, programadores e outros profissionais ligados à criação, dependem da sua criatividade.
A prática de Mindfulness tem sido associada com melhora da memória e foco, bem estar, inteligência emocional e clareza mental e também redução de stress e ansiedade— todos factores que podem nos levar a um melhor pensamento criativo.
Mindfulness vai muito além de ser apenas uma forma de meditação, é um estilo de vida. Podemos estar mindful (atentos) de olhos bem abertos, durante qualquer tarefa ou interacção dentro dos nossos dias. É uma ferramenta útil para optimizar a nossa capacidade de entrar num fluxo criativo. Podemos observar os nossos bloqueios e encontrar um lugar calmo dentro de nós aumentando a nossa habilidade de sair das nossas dúvidas, autocríticas e medo de falhar. Quando silenciamos estas vozes, podemos criar a partir de um lugar mais prazenteiro e experiencial.
Muitas vezes não mergulhamos profundamente nas nossas ideias pelo estilo de vida de stress, falta de sono e vícios em Internet. Ficamos alternando entre textos, e-mails, notícias e os média, sem colocarmos totalmente o nosso foco em nada do que fazemos – e assim ficamos na superfície dos nossos pensamentos e ideias. Isto tem um enorme impacto no nosso pensamento criativo, pois não estamos a aceder uma parte profunda de nossa consciência. Mindfulness  permite-nos aproximar do mundo com um encantamento de crianças, brincar com novos conceitos e ver as coisas com uma nova perspectiva. Nem sempre podemos nos engajar em novas atividades, mas com mindfulness podemos olhar as mesmas coisas com um novo olhar. E é esta capacidade de os surpreender e nos divertir com as mesmas coisas, com menos expectativas, que nos estimula a ser criativos. Quando perdemos esta habilidade, nos movemos através da vida sem nos conectarmos com nada de verdade e vivemos no piloto automático.

Algumas dicas para ser mais criativo:

  1. Imagine você mesmo como uma lousa branca, sem impor nenhuma limitação, imaginando que pode ser qualquer coisa que queira. Isto nos dá permissão para novos inícios, sem medos causados por erros ou dores passados.
  2. Defina a intenção de criar. Mindfulness ajuda a silenciar o ruído de fundo nas nossas mentes e nos deixa seleccionar as boas ideias, sem interromper o fluxo.
  3. Integre corpo e mente. Quando sentir a sua mente bloqueada, movimente-se. Existe uma grande conexão entre ambos. Seja um alongamento muscular, uma caminhada ou outro tipo de exercício.
  4. Surpreenda-se mais. O ato consciente de experimentar momentos de admiração podem ser a centelha para uma nova ideia criativa. Esses momentos podem ser simples, cruzam à nossa frente sempre, como admirar as nuvens, sorrir ao sentir o ar fresco ou experimentar o gosto da chuva.
  5. Crie espaço. Não forçamos a criatividade acontecer ou as ideias surgirem – mas podemos praticar ao criar estas pausas. Mindfulness é se sentar quieto, aguardar o inesperado, sem pressa, sem forçar a barra, sem frustrações ou impaciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário