AUDIMA

terça-feira, 6 de junho de 2017

Zentagle, libertação e cura

Como Fazer um Zentangle


Zentangle é um desenho abstrato criado usando padrões repetitivos de acordo com um método criado e registrado. Zentangles verdadeiros são sempre criados em quadrados de 9 cm e sempre feitos com tinta preta sobre papel branco. A invenção do Zentangle teve a intenção de transformar o ato de desenhar em algo prazeroso, meditativo e acessível a todos. Veja o Passo 1 para começar a criar seu próprio Zentangle.
  1. Imagem intitulada Step1 71
    1
    Aprenda o conceito básico de um Zentangle. Um Zentangle é um desenho abstrato, baseado em padrões, seguindo os princípios do Método Zentangle. Usando o formato padrão de um cartão quadrado de 9 cm, o artista cria um padrão estruturado, de acordo com a sua inspiração, seguindo umas regras básicas. Nenhuma tecnologia, nenhum material especial, nenhuma formação técnica são necessários para se tornar um artista de Zentangle. Aqui estão algumas características de um Zentangle:
    • O quadro não deve ter um lado de cima ou de baixo. Ele não tem orientação definida.
    • Não deve ser a representação de nenhum objeto reconhecível. Ele deve ser abstrato.
    • O desenho deve ser todo feito em tinta preta sobre papel branco.
    • Um Zentangle é para ser “portátil”, ou seja, que pode ser criado a qualquer momento que der vontade.[1]
  2. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 2
    2
    Veja como o Zentangle é diferente das outras artes. O Método Zentangle é muito diferente das outras formas de desenho e pintura. É para ser uma forma de meditação artística que qualquer um pode fazer. O processo de criar um Zentangle é tão importante quanto o produto final, que será apreciado pela sua beleza única. Obras de Zentangle tem os seguintes princípios filosóficos:
    • A sua criação é nao planeada. Quando você começa a criar um Zentangle, o certo é não ter um objetivo em mente. Deixe que o padrão se revele por si só conforme você vai desenhando.
    • A criação de um Zentangle é deliberada e inesperada. Cada traço deve ser feito de forma deliberada e não hesitante. Ao invés de apagar linhas erradas, o artista deve usá-las como base para um padrão inesperado.
    • A sua criação é uma celebração. Assim como a meditação, o Método Zentangle tem como base o sentimento de libertação e cura. É um modo de celebrar a beleza da vida.[2]
    • Um Zentangle é atemporal. Nenhuma tecnologia ou ferramentas especiais são usadas. Zentangle deve conectar aqueles que desenham com o ato atemporal do homem colocar tinta sobre papel.
  3. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 3
    3
    Entenda a diferença entre um Zentangle e um simples rabisco. Muitas pessoas criam rabiscos, às vezes até bonitos, nas margens de cadernos e em folhas de rascunho, durante momentos que a pessoa não consegue prestar atenção em alguma coisa, como numa palestra ou num telefonema. Embora rabiscos bonitos possam parecer-se com Zentangles, eles são bem diferentes na sua essência porque:
    • O Método exige foco máximo. Diferente de rabiscar, a pessoa que está criando um Zentangle está colocando nele o máximo da sua atenção. Não pode ser criado enquanto você está ao telefone ou assistindo a uma palestra, porque foco é uma parte essencial dessa forma de arte.
    • O Método Zentangle é uma cerimónia. Já que cad um merece o máximo de atenção do artista, deve ser feito em um local silencioso, onde foco e reverência podem ser alcançados. O papel e as canetas usadas devem ser de alta qualidade, já que um Zentangle é um trabalho de arte feito para durar e ser apreciado por muito tempo.
  4. Imagem intitulada Step4 53
    4
    Conheça os artistas que inventaram. O Método Zentangle foi inventado por Rick Roberts e Maria Thomas, quando eles descobriram que o ato de desenhar padrões abstratos, com a limitação de algumas poucas regras básicas, era uma forma de meditação.
    • Para ensinar o Método Zentangle, uma pessoa deve ter um certificado de Professor de Zentangle.[3]
    • Existem mais de 100 Zentangles oficiais. Se você quer recriar um dos originais, existem tutoriais na internet e livros e kits para comprar. Trabalhos que lembram Zentangle, mas não seguem os princípios oficiais são chamados de “obras inspiradas no Zentangle”.Resultado de imagem para zentangle official patterns
    • Imagem intitulada Make a Zentangle Step 5
  1. 1
    Comece com os materiais certos. O Método Zentangle recomenda usar um bom papel como base para o seu Zentangle. Ele deve ser todo branco, sem linhas. Corte seu papel em quadrados de 9 cm.
    • Papel artesanal ou texturizado pode ser usado, desde que não tenha padrões.
    • Você pode usar papel colorido se quiser, mas não será considerado um Zentangle verdadeiro, de acordo com o Método.
  2. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 6
    2
    Desenhe uma borda. Use um lápis para desenhar uma borda suave ao redor do seu papel. O padrão deverá ser desenhando dentro dessa borda. Não use uma régua ou qualquer outro objeto para desenhar a borda. Apenas desenhe à mão livre, próximo à beira do papel.
    • É completamente normal se a sua mão tremer enquanto está desenhando a borda. A borda será um limitador único e original para o padrão que você irá criar. Se ela tiver linhas onduladas ou não muito retas, o seu Zentangle final terá essa originalidade.
    • Não aperte muito o lápis enquanto estiver desenhando a borda. Não é para ela ser visível depois que você fizer o seu Zentangle com caneta.
  3. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 7
    3
    Desenhe um “cordão”. Pegue no lápis e faça um “cordão” dentro da borda. De acordo com o Método, um “cordão” é uma linha curva ou um rabisco qualquer que dará a base para o seu desenho. O padrão que você criar surgirá do contorno do seu cordão. Deve ser uma forma leve, simples e abstrata, que elegantemente divida a borda em seções.
    • Mais uma vez, não aperte muito forte o lápis quando desenhar o cordão. Não é para ele ser visível depois que seu Zentangle estiver pronto. Ele apenas servirá de guia para o seu padrão.
    • Algumas pessoas acham difícil desenhar o cordão. Lembre-se que a filosofia por trás do Zentangle é que ele deve ser prazeroso, uma celebração natural. Desenhe o que quiser quando encostar o lápis no papel. Não existe certo ou errado.
    • Se você quer ideias para criar cordões diferentes, existem exemplos de cordões disponíveis na internet.[4]

  4. Picture
  5. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 8
    4
    Comece criando um “tangle” (emaranhado). Um “tangle” é um padrão desenhado em volta do cordão. Um Zentangle pode ter apenas um “tangle” ou a combinação de diferentes “tangles”. Use a sua caneta para começar a desenhar qualquer padrão que surja na sua cabeça. Mais uma vez, não existe movimento certo ou errado dentro de um Zentangle. Conforme você for fazendo, lembre-se do seguinte:
    • ”Tangles” devem ser compostos de formas bem simples. Pode ser: uma linha, um ponto, um círculo, um rabisco ou uma elipse.
    • Sombras a lápis podem ser adicionadas aos “tangles” para criar mais profundidade e foco visual. Não é obrigatório, mas você está livre para fazer se quiser.
  6. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 9
    5
    Não apague os erros. Você não pode apagar erros que você faz com a caneta. Essa é uma das razões do Zentangle ser feito a caneta e não a lápis. Não tem como voltar atrás.
    • Cada “tangle” é feito linha a linha. Preste atenção em cada linha que você faz e construa seu padrão de uma forma deliberada.
    • Foque no seu trabalho. Assim como você faria meditando, liberte a sua mente de preocupações e problemas. Lembre-se que o processo de criar um Zentangle deve ser uma forma de cerimónia.
  7. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 10
    6
    Continue até você terminar. Você saberá quando chegar a hora de parar. Guarde o seu Zentangle em um lugar seguro ou coloque uma moldura e pendure na parede.
  8. Imagem intitulada Make a Zentangle Step 11
    7
    (Opcional) Depois de terminar, você pode colorir. Porém, lembre-se que isso não faz parte das regras oficiais do Zentangle.

Sem comentários:

Enviar um comentário