Um exercício de Mindfulness, que concentra o miolo, o cerne da "prática meditativa":
Reserve dois minutos para cada um dos seguintes passos;
Faça isto 3 vezes ao dia:
Deixe de parte o pensamento, para, permitindo-se parar, observar como está a experienciar o instante.
1- Pare no meio de alguma atividade quotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, o como está a manifestar-se breve, imperceptível, o ar a entrar, o ar a sair, ... atente nas sensações em volta do seu estômago, a maneira que ele infla quando inspiramos, a sua volta à posição original quando expiramos, o eco da respiração no seu ventre.
2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, sensação de formigueiro, comichão, dores, qualquer sensação e não tente modificá-la, apenas tome nota da sua sensação.
3- Tome nota do estado mental, de espírito que esteja a experienciar neste instante, veja-se desde fora, por exemplo: "Desejoso", "Descontraído", "Estou agitado" ou “Há agitação”. Não tente modificá-lo, aceite-o.
4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está a experienciá-las. Ao aqui e ao agora. Conecte-se com elas, sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.
(Se estiver a caminhar permita-se observar cada um dos movimentos
(Se estiver a caminhar permita-se observar cada um dos movimentos
Fonte: http://www.iniciativamindfulness.com.br/#!oque/c1qfc. Texto modificado.
Sem comentários:
Enviar um comentário