Blog dedicado a compilar ou elaborar artigos. Meditación, escritura, budismo, Dharma, mindfulness, respiración, neurociencia, Kabat Zinn, Compasión, modelos de apego, aceptación, resiliencia, mente de principiante, emocións, neurociencia, literacia emocional, Tara Brach, Deb Dana, S.Porges, Thich Nhat Hanh, Dan Siegel. António Damásio, Davidson, Kristin Neff. Segal. Brito. Campayo. Cebolla. Araya. Denkô. Demarzo. Rodriguez Vega. Gabor Mate. Español, Português. Vigo. Porto. @ciesmindfulness
AUDIMA
quinta-feira, 13 de abril de 2017
Pessoas tóxicas no trabalho e não só
Como se proteger de pessoas tóxicas
14, março 2016 em Psicologia
Existem muitos tipos de pessoas tóxicas: invejosas, ciumentas, possessivas, pessimistas, autoritárias, manipuladoras, etc. com as quais temos que conviver todos os dias no trabalho, no grupo de amigos ou na família.
O segredo para que essas pessoas não nos influenciem negativamente está em nós, na nossa atitude e em saber a forma de lidar com elas.Deixar que invadam o nosso pensamento, que não nos deixem respirar ou que nos incomodem é algo que, se quisermos, podemos evitar. Aprenda a proteger-se das pessoas tóxicas.
“Muitas vezes permitimos que pessoas fofoqueiras, invejosas, autoritárias, psicopatas, orgulhosas, medíocres entrem no nosso círculo mais íntimo… Enfim, pessoas tóxicas e erradas que permanentemente avaliam o que decidimos e o que fazemos, ou o que deixamos de decidir ou fazer.”
-Bernardo Stamateas-
Sombra das pessoas tóxicas
Sentimentos provocados pelas pessoas tóxicas
“Sinto-me tão mal ao lado dela. Ela me faz sentir desconfortável, não sou eu mesma. Sempre vejo um olhar de desconfiança. Se eu comentar sobre uma vitória ínfima da minha vida, ainda que seja passada e sem grandes trejeitos, sinto que ela fica com ciúmes, desconfortável, irritada.
Sinto que ela não fica feliz com nada de bom que acontece comigo. Parece que está sempre em uma espécie de competição, como as crianças quando dizem “eu tenho mais”. E eu… estou me deixando ser infectada.
A verdade é que me sinto profundamente aliviada quando ela não está por perto. Sou eu mesma, me sinto alegre, não tenho que ocultar o que sou, nem as coisas boas que aconteceram comigo hoje. Então, o que eu devo fazer?
Essa pessoa não é positiva para mim, mas certos vínculos comuns nos unem e não é assim tão fácil evitar a sua presença. De um jeito ou de outro ela está sempre presente na minha vida. Acho que inclusive estou obcecada com esta situação.”
Este é o relato de uma pessoa que mantém uma relação com alguém que é tóxico para ela. O medo, a insegurança, o desconforto, a impotência ou a tristeza são emoções induzidas por pessoas tóxicas.
Em geral, as pessoas que se deixam influenciar por pessoas tóxicas ou que convivem com algumas delas podem ser invadidas por uma espécie de sensação de opressão, impulso e desconforto exuberante quando estão com elas… Inclusive podem até chegar a criar dependência emocional.
“Afaste-se daquelas pessoas que só chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medo e julgamento dos outros. Se alguém procura uma lata para jogar o lixo que tem dentro, que não seja na sua mente.”
-Dalai Lama-
Como impedir que as pessoas tóxicas nos influenciem
Mulher escapando de pessoas tóxicas
Deixe de lhes dar tanta importância. As pessoas tóxicas estão aí, tudo bem, mas você vai permitir que elas estraguem a sua diversão? Quando perceber que elas não o afetam interiormente, que é você quem controla a situação, você se sentirá muito mais feliz consigo mesmo.
Afaste-se cantando baixinho. De que servem as brigas ou “se queimar” falando mal dessa pessoa para os outros? Esqueça-a; siga a sua vida, afaste-se cantando baixinho sempre que puder e deseje o melhor para ela.
Acostume-se a viver com elas. Nem sempre será possível se afastar dessas pessoas. Elas estão na sua família, no seu grupo de amigos, no trabalho. Elas estão por aí, mas o que você faz? Fique na sua, não entre em polêmicas nem finja cair na graça deles. Deixe que digam o que quiserem, que façam o que quiserem… enquanto isso, cerque-se de pessoas boas, não esqueça que elas também existem ao seu redor.
Seja cauteloso com elas. Não lhes contes seus segredos, suas coisas, para isso você já tem as pessoas que se alegram por você e que o amam.
Não fale dela quando ela não estiver por perto. Quanto mais você falar dela, mais tempo ela estará instalada na sua cabeça, no seu espaço e seu tempo. Acha que vale a pena?
Perdoe-a. Você sabe quais são os benefícios de perdoar os outros? Perdoe-a, é bem possível que isso acabe com algumas dores de cabeça e de estômago. Muitas de nossas preocupações são desnecessárias. Não acha que é hora de cuidar de você e da sua saúde? Não acha que você está sofrendo sem motivos?
Pratique a meditação e outras formas de liberação. Medite, caminhe, ouça música, são poderosas armas que liberam a nossa mente de pensamentos negativos.
Analise o que as pessoas tóxicas provocam em você e trate de mudar isso. Ira? Receio? Ódio? Medo? Seja o seu próprio psicólogo, reconheça seus sentimentos e não os permita mais. Afinal quem está sofrendo com tudo isso é você, não percebe?
Quando você realmente sentir que as pessoas tóxicas já não o afetam, você conseguirá estar realmente contente consigo mesmo, e isso é o que realmente importa… A capacidade de ser você mesmo, apesar das circunstâncias…
Texto adaptado de
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário